Horta doméstica com funções de cura ecológica que beneficiam a saúde mental e a biodiversidade durante e após a pandemia de COVID-19: uma revisão de escopo
Xindi, Z., Yixin, Z., Jun, Z. Home Garden With Eco-Healing Functions Benefiting Mental Health and Biodiversity During and After the COVID-19 Pandemic: A Scoping Review. Frontiers in Public Health, 9, 2021.
Acesse o artigo na íntegra :https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpubh.2021.740187
A pandemia de COVID-19 gerou enormes impactos na vida humana e na sociedade, que não se devem apenas aos efeitos negativos na saúde mental das pessoas devido às políticas de isolamento e distanciamento físico para mitigar a propagação do SARS-CoV-2, mas também porque o incidente de sequelas pós-aguda do coronavírus causará transtornos mentais. Um ambiente verde é um recurso de saúde, que não só beneficia a saúde física e mental humana, mas também aumenta a biodiversidade, contribui para a mitigação de enchentes e resfria as áreas urbanas. Um jardim multifuncional, como uma espécie de pequeno espaço verde, pode fornecer serviços ecossistêmicos com funções “eco-curativas” na redução do estresse mental durante e após o período de isolamento da pandemia de COVID-19 por meio das atividades físicas nela realizadas. Essa abordagem de “eco-cura” dentro de uma paisagem mini terapêutica também pode beneficiar a biodiversidade, aumentando a diversidade de plantas na residência e aumentando a biodiversidade em grande escala. Neste artigo, propomos uma estrutura conceitual que descreve um jardim multifuncional caseiro como “medicina ecológica” com funções curativas para melhorar a saúde mental, além de melhorar indiretamente a biodiversidade urbana. Um jardim multifuncional, como um mini tipo de paisagem verde com conteúdo de biodiversidade, permite que as pessoas se aproximem da natureza para que ela promova sensações de conforto e naturalidade durante a pandemia. Além disso, essa abordagem de jardim multifuncional ecologicamente correto beneficia a biodiversidade urbana para enfrentar os desafios de manter a saúde ambiental e mental na recuperação pós-pandemia de COVID-19, bem como para preparar riscos desconhecidos de próximos surtos com possíveis regulamentações de isolamento.