Aprofundando as experiências de jardinagem terapêutica para pessoas com demência: uma análise fenomenológica interpretativa

Smith-Carrier, T.A., Béres, L., Johnson, K., Blake, C., Howard, J. Digging into the experiences of therapeutic gardening for people with dementia: An interpretative phenomenological analysis. Dementia, 2021.

Acesse o artigo na íntegra: https://doi.org/10.1177/1471301219869121

 

Os programas de jardinagem visam promover um melhor envolvimento e qualidade de vida em pessoas com demência. Embora uma literatura substancial tenha documentado os resultados positivos gerais associados à jardinagem terapêutica e à horticultura para pessoas com demência, pouco se sabe sobre os aspectos específicos do processo de jardinagem que geram esses benefícios e como e por que eles são importantes. O objetivo desta pesquisa foi explorar, por meio da análise fenomenológica interpretativa, as experiências de jardinagem terapêutica para pessoas com demência e suas perspectivas sobre os sentidos e emoções eliciados no processo de jardinagem que promovem o bem-estar. Os temas que emergiram em nossa análise são, em vários graus, fundamentados na literatura: a utilidade de ativar os sentidos, principalmente os do tato e do olfato; o significado de estar ocupado em um trabalho significativo e produtivo; a importância de cultivar um senso de curiosidade, admiração e aprendizado; os ganhos positivos decorrentes da socialização em contexto de grupo; a paz e a esperança derivadas de estar “no momento”; e o bem-estar mental e físico positivo derivado da participação no jardim ao ar livre. Nossas descobertas apoiam a integração da jardinagem terapêutica como uma prática valiosa para pessoas com demência.

Postagens mais visitadas